top of page

Projeto "A Lagarta"

 

Metodologia de trabalho por projetos

 

            Segundo Rodrigues (1999), no Método da Escola Moderna (MEM) os projetos são planeados em grande grupo, ou seja, no caso do pré-escolar, são planeados conjuntamente pela educadora e pelas crianças. Numa fase inicial, as educadoras recorrem ao questionamento para ver o que as crianças já sabem e o que querem saber e registam essas respostas. Depois disso é necessário determinar onde vão ser encontradas as respostas para o que as crianças querem saber. No caso do projeto desenvolvido na “Sala dos Pequenos Pintores”, a pesquisa foi realizada pelos pais e pela família das crianças. Desta forma, a família e a comunidade são consideradas fontes e recursos de desenvolvimento dos projetos, levando a um fortalecimento da relação da escola com os pais e as famílias (Rodrigues, 1999).

 

      As diferentes tarefas para concretizar o projeto são distribuídas pelo grupo, recorrendo ao diálogo e a negociação, num ambiente democrático de livre escolha (Rodrigues, 1999). A envolvência das crianças no projeto deve-se devido ao seu planeamento acontecer com a intervenção de todas as crianças, que participam dando opiniões e sugestões. Esta metodologia de trabalho acontece mesmo que a questão inicial parta apenas de uma criança.

 

           O educador tem o dever de colocar questões para orientar as crianças a planearem o projeto. Assim, a função do educador não é dar respostas mas sim levantar questões e propor opções. O adulto também tem o dever de registar o que é decidido em grande grupo e quais as etapas de desenvolvimento do projeto. Este registo pode ser feito, por exemplo no Plano do dia, também chamado Diário.

 

            O desenvolvimento do projeto pôde acontecer dentro da sala de aula ou em outros espaços, como, por exemplo, a outra sala de pré da escola. Deste modo, o trabalho de projeto ultrapassa as barreiras físicas da sala onde surgiu, e envolve a comunidade educativa e os pais, que unem esforços e através da cooperação e da entreajuda tentam concretizar o projeto.

 

         O MEM valoriza a escrita enquanto “suporte do pensamento e da linguagem e como forma de comunicação entre as pessoas” (Rodrigues, 1995, pp. 8), pelo que a recolha e o registo da informação do projeto acontece preferencialmente de forma escrita. Deste modo, valoriza-se também o aspeto funcional da escrita junto das crianças. O registo dos dados conseguidos é também feito em grande grupo. Outra forma de documentar o projeto é utilizar os desenhos das crianças. Quando estas querem escrever alguma coisa nos desenhos, o educador pôde escrever e deixar um espaço para as crianças copiarem as palavras ou frases, tal como acontecia na “Sala dos Pequenos Pintores”.

 

            As crianças mais pequenas, como as de três anos, por sentirem dificuldades na compreensão do tempo e no planear de ações, participam de forma mais ativa em atividades concretas e beneficiam muito da ajuda e do querer imitar as crianças maiores. Desta forma, verifica-se que a metodologia de trabalho em cooperação provoca o envolvimento de todo o grupo.

 

            Além do planeamento, a avalização do projeto também é feita em grande grupo. O educador tem também o papel de orientar e mediar as crianças a realizarem o balanço do que foi feito. Porém, é necessário salientar que a avaliação do projeto não é feita só no fim do mesmo, mas é feita sistematicamente ao longo da sua concretização. Além disso, a avaliação também serve para ver os que as crianças aprenderam com o projeto, porque normalmente é feita uma lista do que as crianças sabiam antes e do que sabem depois da realização do projeto. A seleção do material que será utilizado para documentar o projeto é ainda um momento de avaliação do que foi feito.

          Para descobrir mais sobre o Projeto "A Lagarta" e ver o que os "Pequenos Pintores" aprenderam veja a galeria de fotos que se encontra ao fundo desta página.

 

 

 

 

 

Referência:

Rodrigues, A. (1999). Planeamento de Projetos. Escola Moderna, 6, 5.ª Série, 5-14.

        Retrieved on June 16, 2015, from http://www.movimentoescolamoderna.pt/centro-           de-recursos/dossies-tematicos/.

 

 

 

 

 

E-portefolio

bottom of page